Image
Image

Cirurgia de Varizes

 
A cirurgia de varizes geralmente é indicada em caso de varizes de médio e grosso calibre associado a sintomas como dor, edema (inchaço) e peso nas pernas. Após o exame físico detalhado e com o auxílio de um exame de imagem, duplex scan venoso, são realizados exames pré-operatórios e o risco cirúrgico, que pode ser feito por um médico clínico, cardiologista ou anestesiologista. Essa etapa é importante para segurança do paciente e da cirurgia evitando-se complicações indesejáveis.

Após o pré-operatório a cirurgia pode ser realizada em ambiente hospitalar.
Antes do início da cirurgia, é feita a marcação das varizes e logo após é realizado a anestesia, bloqueando a dor para realização do procedimento. Comumente é realizado raquianestesia (a anestesia geralmente utilizada em trabalho de parto). O anestesista é o médico especialista na área que vai saber conduzir o melhor tipo de anestesia junto ao cirurgião vascular.

Paciente já anestesiado é feito a antissepsia das pernas, eliminando os microrganismos na a área ser tratada.

A cirurgia consiste em incisões bem pequenas, de 1 a 2 mm, nas varizes marcadas. Através delas, o cirurgião irá retirar as veias varicosas com um instrumento parecido com uma agulha de crochê, eliminando as varizes. Se houver comprometimento de veia Safena, que é visualizado no exame de duplex, necessitará de uma incisão um pouco maior na virilha e dobra do joelho para retirada desta veia e, assim, também precisará de pontos.

Depois da retirada dos vasos afetados é realizado curativo compressivo por meio de enfaixamento ou o uso de meia compressiva. Após o fim do efeito da anestesia o paciente é encaminhado ao quarto podendo se alimentar.
Como a cirurgia é geralmente realizada de manhã e com a evolução da técnica cirúrgica, no final da tarde o paciente já pode ter condições de alta, podendo fazer sua recuperação em casa.