Image
Image

Tratamento de Aneurisma

 


O significado do aneurisma arterial é uma dilatação da artéria, o vaso que leva o sangue do coração para o corpo. Essa dilatação pode levar a algumas complicações, entre elas estão à ruptura do aneurisma e a embolização arterial. Na ruptura há sangramentos vultosos com risco de vida do paciente. Na embolização arterial há a formação de trombos no interior do aneurisma que migram para outros vasos obstruindo- os e levando a perda de função do membro acometido.
A melhor conduta frente ao aneurisma arterial é seu diagnóstico precoce e o tratamento o mais rápido possível.
Para o tratamento cirúrgico leva-se em consideração o tipo de aneurisma, sua localização, seu comportamento e o seu diâmetro. Essa avaliação poderá ser feita por um cirurgião vascular.
Há duas formas para se tratar o aneurisma arterial. A primeira é a cirurgia aberta convencional, onde há o acesso do aneurisma com incisões grandes e é feita sua exclusão interpondo uma prótese ou veia para a manutenção da irrigação local.
A segunda forma é através da cirurgia endovascular, minimamente invasiva. Ela ocorre geralmente por uma pequena incisão na virilha onde é implantada uma endoprotese, stent revestido, que exclui o aneurisma e mantém a circulação sanguínea. Nesse método há menor perda sanguínea com pós-operatório menor e retorno precoce das atividades diárias pelo paciente.
Para uma vida vascular saudável é importante lembrar de sempre manter o controle vascular, cardiológico/clínico, associado a hábitos saudáveis de vida, entre eles a cessação do tabagismo, o controle da hipertensão, diabetes e níveis de colesterol no sanguíneo, além de atividade física rotineira aliada a uma dieta saudável.
Dúvidas? Entre em contato conosco.